quarta-feira, junho 29, 2011

A metáfora do saquinho de supermercado, por Efraim Rodrigues

0 comentários
"Faz muitos anos que venho percebendo que os chamados plásticos biodegradáveis não entregam o que vendem.

Há mais de uma década eu assinava uma revista científica que vinha embalada com o tal plástico. Ele foi imediatamente para a composteira, o melhor lugar do mundo para biodegradação, com água, microorganismos e nutrientes à vontade. Seis meses depois me cansei. Tirei, lavei (estava intacto, como novo!) e o mandei para reciclagem.

Quando os supermercados começaram com o saquinho oxibiodegradável, de novo peguei uma amostra, escrevi a data e coloquei na composteira. Tudo igual.

Agora fui mais longe, minha esposa grávida tirou uma foto com o saquinho e nosso filho fará o mesmo, ano após ano. Este menino vai concluir o curso superior e o saquinho oxibiodegradável estará igual.

Pois eis que nesta semana foi publicado um artigo cientifico por gente que entende muito mais de química do que eu, confirmando esta minha visão pessoal. O artigo Polietileno degradável, fantasia ou realidade, de Roy et al saiu na Environmental Science & Technology de abril de 2011.

Na verdade tudo que estes saquinhos fazem é que eles se despedaçam na presença de calor, luz e oxigênio, mas em níveis muito superiores aos normais. Ainda pior, o interior de lixões/aterros sanitários tem os três fatores muito baixos. De qualquer jeito, você preferiria limpar um terreno baldio com 10 saquinhos ou 1000 pedacinhos ?

A única função do saquinho oxibiodegradável é aplacar a consciência daqueles que não conseguem organizar-se para usar uma sacola de compras igual a da vovó ir à feira, que resolve não só a poluição, mas também o problema de carregar várias sacolinhas que machucam a mão e complicam a vida.

Em entrevista recente, James Lovelock disse que preocupar-se com saquinhos é como preocupar-se em arrumar as cadeiras do Titanic enquanto ele afunda. Ele está certo que o saquinho é uma parte pequena do gasto de combustíveis fósseis (de fato importa muito mais como você vai às compras do que como as carrega), mas está errado na escolha da metáfora. O saquinho está mais para a orquestra do Titanic, que continuou tocando enquanto o barco afundava. Concretamente não fez diferença, mas ajudou melhorando o espírito geral.

Estranho muito Lovelock criticar a luta contra os saquinhos, porque ele mesmo criou uma importante metáfora ambiental Gaia, que mesmo não fazendo sentido algum, fez muita gente pensar e agir melhor.

As pessoas começam preferindo o saquinho oxibiodegradável, passam para a sacola de compras, daí vão às compras de bicicleta, para terminar se perguntando se precisam mesmo ir às compras."

terça-feira, junho 21, 2011

Revitalização do Museu e Curso Cheiro-Verde no CRAS

0 comentários
Mês passado, a equipe da SEMEIA promoveu a reconstrução da praça do Museu Municipal, com o plantio de novas plantas ornamentais e com a fixação de lixeiras, tornando este ambiente tão importante mais agradável aos frequentadores.






Ainda em maio, houve a continuação do Projeto Cheiro-Verde no CRAS Pedro Ometto, ocasião onde os participantes realizaram o replantio de chicória e alface e colheram rúcula e almeirão.






quarta-feira, junho 15, 2011

Resumo da Semana do Meio Ambiente - de 31/05 a 09/06

0 comentários
As atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente foram um sucesso. Iniciamos a semana com o teatrinho "S.O.S Meio Ambiente", apresentado no Cinema Municipal para aproximadamente 200 pessoas no período da manhã e 200 no período da tarde, entre alunos e professores. Na apresentação, os animais da floresta tentam conscientizar uma "patricinha" a não consumir tanto sem necessidade e não poluir o meio ambiente, começando a utilizar sacolas ecológicas ao invés das plásticas, em vista da nova Lei 4.339/2009, que proibe a distribuição de sacolas plásticas em Jaú a partir do dia 1 de julho.






Na palestra "Ambientes Naturais em Destaque", ministrada por Antonio Carlos Botelho M. Carioba, o palestrante discursou sobre as unidades ecológicas e sua importância, a intervenção humana e de outras espécies do planeta, contando com a presença de 30 pessoas.

A SEMEIA ainda doou 47 mudas ao Instituto Pró-Terra, que foram plantadas às margens do Rio Jaú, e 60 mudas para o supermercado Ferracini, que as distribuiu no dia 5, Dia do Meio Ambiente, para os clientes do supermercado. No "SEMEIA na Praça", no Jardim de Baixo, 41 mudas foram doadas para os frequentadores da praça.

Na 2ª Virada Ambiental, o estande da SEMEIA doou 200 mudas para os frequentadores do evento. No domingo de manhã, houve a apresentação do teatro de fantoches "Amigos da Água Contra a Poluição", que foi bastante apreciado pelos que assistiram.

Na campanha "Leve Sua Caneca!", 57 canecas foram doadas para os funcionários da coleta de resíduos, para incentivar o desuso de copos plásticos.

Dia 03/06, no Jaú Shopping, 14 EMEFs participaram do desfile de roupas com materiais recicláveis, que contou com aproximadamente 300 pessoas, entre frequentadores do shopping, funcionários, famílias, alunos, equipe da SEMEIA, autoridades e o Sr. Prefeito Osvaldo Franceschi. Todas as roupas foram confeccionadas a partir do reuso de materiais recicláveis e estavam extremamente bem feitas, o que dificultou o trabalho dos jurados. No fim, as vencedoras foram:

1° LUGAR: E.M.E.F. Laudelino de Abreu
Aluna: Gabriela Rosário de Oliveira
Roupa elaborada: Dama Antiga
Elaboração: Professora Célia Regina Milani dos Santos e Rosângela Maria Gentil
Materiais utilizados: jornal e TNT
Inspiração: Romeu e Julieta – Peça Teatral de William Shakespeare, estudada no livro Pueri Domus.



2° LUGAR: E.M.E.F. Maria de Magalhães Castro
Aluna: Brenda Santos Silva
Roupa elaborada: Espanhola
Elaboração: Andréa Carrara
Costura: Rute Antônio Pires
Materiais utilizados: lacre de latinhas, plásticos de embalagens, predominando o vermelho e preto.
Feito na oficina de artesanato com os alunos do + Educação.




3° LUGAR: E.M.E.F. Mário Romeu Pelegrino
Aluna: Talia Fernanda Felipe
Roupa elaborada: Rainha de Copas
Elaboração: orientação da professora Maria Aparecida de Fátima Bueno e colaboração da Equipe Escolar.
Materiais utilizados: plástico, armação em arame, bordado com espelhos reutilizados e cartas de baralho.
Inspiração: Filme Alice no País das Maravilhas.




Na sequência do desfile, houve uma apresentação acústica do aluno da FATEC Daniel Peliçari e na posteriormente, a premiação dos vencedores.







quinta-feira, junho 09, 2011

Ampliação do Projeto Jahu Recicla

0 comentários


A partir do dia 27/06, mais 22 bairros passarão a ser contemplados com o serviço de coleta seletiva em Jaú, com a ampliação do Projeto Jahu Recicla. Somado aos outros 25 bairros que já contam com esse serviço há 2 anos, agora temos 47 bairros recebendo o caminhão da coleta seletiva no seu bairro, semanalmente, o equivalente a 34% da população jauense.
Este projeto é de extrema importância para o município, uma vez que contempla o tripé da sustentabilidade (sociedade, meio ambiente e economia), sendo desenvolvido e embasado na educação ambiental dos moradores, por meio de palestras, capacitação dos técnicos envolvidos e distribuição de material informativo. Neste ponto cabe frisar que esse material foi conquistado por essa Secretaria, através de contato com a empresa Tetra Pak; onde posteriormente, elaboramos o material e a empresa realizou a impressão e a entrega de 50 mil exemplares.

O Programa denominado “Jahu recicla” é devidamente monitorado através de pesquisas periódicas de satisfação pública, a fim de levantar eventuais imprecisões, bem como divulgação em mídia escrita e falada e apoio de carro de som.

É importante ressaltar que esta Secretaria já iniciou o processo de conscientização dos moradores dos novos bairros que serão contemplados pela coleta seletiva sobre a importância de separar o lixo corretamente e contribuir com o projeto, e até o presente momento representa mais de 20 mil moradores atendidos. Nesta nova ampliação a conscientização esta sendo realizada porta a porta, feita através de visitas técnicas pelos funcionários e estagiários desta Secretaria. Ainda esta semana e durante as próximas mais de 30 mil pessoas serão conscientizadas e informadas sobre a ampliação.

Espera-se que a aderência se torne cada vez maior, pois o benefício vem em retorno ao próprio munícipe e sua qualidade de vida.

Novos bairros contemplados com a coleta seletiva: 























Fique atento (a):

Num saco plástico, coloque todos os materiais recicláveis e disponibilize para a coleta. Mas antes, não se esqueça de lavar as garrafas de refrigerante, latas, vidros e embalagens da Tetra Pak. O mau cheiro trazido pela sujeira não é agradável para quem coleta e separa os recicláveis, além de atrair insetos e vetores de doenças.

MATERIAIS RECICLÁVEIS

Papéis: embalagens de Tetra Pak sem resíduos, papel branco, jornal, papelão, embalagens de papel e papelão

Plásticos: garrafas, potes, copos sem resíduos de alimento e líquidos, pratos e talheres descartáveis sem resíduos de alimentos.

Metais: latas sem resíduos de líquidos e embalagens de marmitex sem resíduos de alimentos.

Vidros: garrafas, copos e cacos de vidro sem resíduos de alimento e líquido. Se o vidro estiver quebrado, não se esqueça de embrulhá-lo em jornal e escreva "vidro quebrado" no jornal, para que o coletor não se machuque.

IMPORTANTE: pilhas, baterias e lâmpadas não devem ser colocados em depósitos de lixo reciclável.

Não se esqueça de lavar bem as garrafas de refrigerante, caixinhas de leite e outras embalagens com resíduos.

LIXO ÚMIDO

É constituído por cascas de frutas e legumes, restos de comida, papel de banheiro, sujeira de varrição e de cinzeiros. Papel higiênico, embalagem de marmitex com resíduos de alimento, papel toalha, absorventes, fraldas, guardanapos sujos ou muito úmidos, palito de churrasco ou picolé e pratos, copos e talheres descartáveis com restos de alimentos, papel de fax ou carbono, vidros planos e cerâmicas são resíduos NÃO recicláveis.

terça-feira, junho 07, 2011

Curso de reciclagem e Arte com reciclagem (Continuação)

0 comentários
Continuação das atividades do curso de reciclagem no Cras Pedro Ometto

O curso conta com 31 crianças em período integral; nele são abordados temas como meio ambiente, recilagem de materiais e arte. Nas últimas aulas as turminhas desenvolveram atividades como bloquinho de papel reciclado e porta treco reulizando papel e latinha de metal.




Continuação do curso de arte reciclagem do Projeto "Coração que Bate e Sente"

A turminha continua animada com o curso que envolve meio ambiente, consciência ecológica, reciclagem e arte. Esta semana as crianças do projeto fizeram uma linda caixinha decorada e discutiram sobre o meio ambiente, que teve seu dia comemorado ontem.



quinta-feira, junho 02, 2011

II Virada Ambiental de Jaú - 4 e 5 de junho

0 comentários
Com as discussões ambientais cada vez mais em alta, vem aí a II Virada Ambiental Jaú com uma programação para conscientizar as pessoas sobre a importância do desenvolvimento sustentável.

A II Virada Ambiental Jaú acontecerá nos dia 04 e 05 de junho de 2011, e reunirá mais de 50 atrações gratuitas distribuídas no Parque do Rio Jahu, entre peças de teatro, shows, palestras, cursos, exposições e outros, com o objetivo de estimular a adoção de práticas sustentáveis por indivíduos e empresas de forma divertida e inspiradora, e conscientizar sobre a importância do meio ambiente.

Com a expectativa de atrair 8.000 pessoas, o evento visa ser sustentável preocupando-se com a neutralização da emissão de carbono, cuidado com o destino dos resíduos e a utilização de materiais recicláveis. Diversos temas serão abordados entre eles poluição, resíduos domiciliares urbanos, biodiversidade e água.

A Virada Ambiental Jaú é um evento sócio-ambiental sem fins lucrativos, organizada pelo Grupo de Estudos em Ciências Ambientais da Fatec Jahu, realizada em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Cultura e SESI e conta com parceiros estratégicos e empresas patrocinadoras que promovem atrações gratuitas e abertas ao público.

A programação não está fechada. Então, para ficar por dentro do que vai acontecer, os interessados devem seguir o blog viradaambientaljau.wordpress.com.

A sociedade está mais do que convidada a participar e se engajar.

Por Odeir Alves Liidthe - http://www.viradaambientaljau.wordpress.com

Não deixem de participar! Segue o folder com o conteúdo programático:


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...