A partir do dia 27/06, mais 22 bairros passarão a ser contemplados com o serviço de coleta seletiva em Jaú, com a ampliação do Projeto Jahu Recicla. Somado aos outros 25 bairros que já contam com esse serviço há 2 anos, agora temos 47 bairros recebendo o caminhão da coleta seletiva no seu bairro, semanalmente, o equivalente a 34% da população jauense.
Este projeto é de extrema importância para o município, uma vez que contempla o tripé da sustentabilidade (sociedade, meio ambiente e economia), sendo desenvolvido e embasado na educação ambiental dos moradores, por meio de palestras, capacitação dos técnicos envolvidos e distribuição de material informativo. Neste ponto cabe frisar que esse material foi conquistado por essa Secretaria, através de contato com a empresa Tetra Pak; onde posteriormente, elaboramos o material e a empresa realizou a impressão e a entrega de 50 mil exemplares.
O Programa denominado “Jahu recicla” é devidamente monitorado através de pesquisas periódicas de satisfação pública, a fim de levantar eventuais imprecisões, bem como divulgação em mídia escrita e falada e apoio de carro de som.
É importante ressaltar que esta Secretaria já iniciou o processo de conscientização dos moradores dos novos bairros que serão contemplados pela coleta seletiva sobre a importância de separar o lixo corretamente e contribuir com o projeto, e até o presente momento representa mais de 20 mil moradores atendidos. Nesta nova ampliação a conscientização esta sendo realizada porta a porta, feita através de visitas técnicas pelos funcionários e estagiários desta Secretaria. Ainda esta semana e durante as próximas mais de 30 mil pessoas serão conscientizadas e informadas sobre a ampliação.
Espera-se que a aderência se torne cada vez maior, pois o benefício vem em retorno ao próprio munícipe e sua qualidade de vida.
Novos bairros contemplados com a coleta seletiva:
Fique atento (a):
Num saco plástico, coloque todos os materiais recicláveis e disponibilize para a coleta.
Mas antes, não se esqueça de lavar as garrafas de refrigerante, latas, vidros e embalagens da Tetra Pak. O mau cheiro trazido pela sujeira não é agradável para quem coleta e separa os recicláveis, além de atrair insetos e vetores de doenças.
MATERIAIS RECICLÁVEIS
Papéis: embalagens de Tetra Pak sem resíduos, papel branco, jornal, papelão, embalagens de papel e papelão
Plásticos: garrafas, potes, copos sem resíduos de alimento e líquidos, pratos e talheres descartáveis sem resíduos de alimentos.
Metais: latas sem resíduos de líquidos e embalagens de marmitex sem resíduos de alimentos.
Vidros: garrafas, copos e cacos de vidro sem resíduos de alimento e líquido. Se o vidro estiver quebrado, não se esqueça de embrulhá-lo em jornal e escreva "vidro quebrado" no jornal, para que o coletor não se machuque.
IMPORTANTE: pilhas, baterias e lâmpadas não devem ser colocados em depósitos de lixo reciclável.
Não se esqueça de lavar bem as garrafas de refrigerante, caixinhas de leite e outras embalagens com resíduos.
LIXO ÚMIDO
É constituído por cascas de frutas e legumes, restos de comida, papel de banheiro, sujeira de varrição e de cinzeiros.
Papel higiênico, embalagem de marmitex com resíduos de alimento, papel toalha, absorventes, fraldas, guardanapos sujos ou muito úmidos, palito de churrasco ou picolé e pratos, copos e talheres descartáveis com restos de alimentos, papel de fax ou carbono, vidros planos e cerâmicas são resíduos NÃO recicláveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário