terça-feira, janeiro 25, 2011

Lixinho de jornal

Agora não há mais desculpas para não recusar a sacolinha plástica numa loja ou supermercado. Abaixo, segue uma dica para você fazer um cesto para lixo com jornal. Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc), pode ir direto para a lixeira sem proteção. No caso dos lixinhos da pia e do banheiro (absorventes, fio dental, cotonetes), o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. A ideia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí. Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente.





1. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.








2. Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, mantendo a base para baixo.









3. Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.







4. Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.











5. Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:







6. Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.







7. Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.





Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:







Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!







Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Agora é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!

Abaixo segue as fotos dos lixinhos que estão na Secretaria:







Um comentário:

  1. Esse blog nos enche de orgulho, cada dia mais bacana,muito legal o lixinho de jornal, parabéns !!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...