segunda-feira, maio 02, 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho

O Dia Mundial do Ambiente - WED (World Environment Day, do inglês), é um evento anual que visa ser o maior e mais amplamente comemorado dia para a ação ambiental positiva. Atividades em comemoração ao meio ambiente ocorrem durante todo o ano, mas o clímax acontece no dia 5 de Junho, envolvendo a todos, de todos os lugares.

A celebração começou em 1972 e cresceu para se tornar o um dos principais veículos através do qual as Nações Unidas estimula a consciencialização mundial sobre o meio ambiente e estimula a atenção e a ação política. O país-sede deste ano é a Índia.

Através do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Programa Ambiental da ONU é capaz de personalizar as questões ambientais e permitir a todos a perceber não só a sua responsabilidade, mas também seu poder de se tornarem agentes de mudança em prol do desenvolvimento sustentável e eqüitativo.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é também um dia para pessoas de todas as esferas da vida se unirem para garantir uma visão mais limpa, mais verde e mais brilhante para si para gerações futuras.

Todo mundo conta nesta iniciativa e o Dia Mundial do Meio Ambiente depende de você para fazer isso acontecer! Apelamos para a ação - organizar a limpeza do seu bairro, parar de usar sacolas plásticas e chamar a comunidade para fazer o mesmo, plantar uma árvore ou melhor ainda, organizar um mutirão para a plantação de várias árvores, ir a pé para o trabalho, iniciar uma unidade de reciclagem...as possibilidades são infinitas. Mexa-se!

Florestas

O tema do WED 2011 é “Florestas: a Natureza a seu Serviço”. As florestas cobrem um terço da massa de terra do planeta, exercendo funções vitais e serviços ao redor do mundo que fazem o nosso planeta estar vivo. Na verdade, 1,6 bilhão de pessoas dependem das florestas para sua subsistência. Elas desempenham um papel fundamental na nossa batalha contra as alterações climáticas, liberando oxigênio na atmosfera, enquanto armazena dióxido de carbono.

As florestas alimentam nossos rios e são essenciais para o fornecimento de água para cerca de 50% das nossas maiores cidades. Elas criam e mantêm a fertilidade do solo, pois ajudam a regular os efeitos muitas vezes devastadores das tempestades, inundações e incêndios.

Esplêndidas e inspiradoras, as florestas são os ecossistemas com maior diversidade biológica na terra, e são o lar de mais da metade das espécies terrestres de animais, plantas e insetos.

As florestas também fornecem abrigo, emprego, segurança e relevância cultural para as populações dependentes da floresta. Elas são o pulmão verde da terra, vital para a sobrevivência das pessoas em toda parte - sete bilhões de pessoas.

As florestas incorporam muito do que é bom e forte em nossas vidas. No entanto, apesar de todos esses benefícios inestimáveis ecológicos, econômicos, sociais e de saúde, estamos destruindo as florestas de que precisamos para viver e respirar.

O desmatamento global continua em um ritmo alarmante - a cada ano, 13 milhões de hectares de floresta são destruídos, o que é equivalente ao tamanho de Portugal.

Investimentos de curto prazo para ganhos imediatos (por exemplo, extração de madeira) compõem essas perdas. Pessoas que dependem das florestas para sua subsistência estão lutando para sobreviver. Muitas espécies preciosas estão enfrentando a extinção. A biodiversidade está sendo destruída. E mais, os economistas de todo o mundo tem demonstrado que, não integrando os valores da floresta em seus orçamentos, os países e as empresas estão pagando um preço alto.

Mas esta tendência não é irreversível. Não é tarde demais para transformar a vida como a conhecemos em um futuro mais verde, onde as florestas são o cerne do nosso desenvolvimento sustentável e as economias são verdes.

A conservação das florestas e a expansão destas tem de ser reconhecidos como uma oportunidade de negócio. Um investimento de 30.000 milhões dólares nos EUA para o combate ao desmatamento e degradação poderia fornecer um retorno de $ 2,5 trilhões em novos produtos e serviços para o país.

Além disso, os investimentos direcionados para a silvicultura poderão gerar até 10 milhões de novos empregos em todo o mundo. Muitos líderes estão vislumbrando o potencial de energias renováveis e bens baseado na natureza, mas para que a transformação aconteça, as florestas precisam se tornar uma prioridade política universal.

Fonte (em inglês): http://unep.org/wed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...