segunda-feira, abril 18, 2011

Arezzo e a polêmica do uso de peles

A nova linha da Arezzo causou alvoroço nesta segunda-feira (18). A empresa colocou no ar algumas peças publicitárias, em seu site, que antecipavam as próximas tendências da marca. Entre os modelos exibidos, havia uma página batizada de "Pelemania". O texto dizia apenas: “Pelemania. Hit glamuroso da temporada. Não pode faltar no guarda-roupa da fashionista.” Nas imagens, bolsas feitas, aparentemente, com pele de animais.

A campanha provocou uma reação explosiva entre os internautas. No Twitter, o tema foi para um dos tópicos mais populares do dia. A maioria dos internautas fez críticas fortes à empresa. Segundo a boataria, a Arezzo estava usando peles de coelhos e raposas. Alguns propunham boicotes à marca. “Com a Arezzo fazendo roupa com pele de coelho, quem vai fabricar meus ovos de Páscoa? Triste pela minha Páscoa manchada de sangue da moda.”, diz Rafa Silvestre pelo Twitter.

A Arezzo tirou rapidamente a peça do site e os produtos das lojas. Procurada pela ÉPOCA, a empresa diz que as peças não são agressivas. Segundo a Arezzo, 95% das peças com aparência de pelos são sintéticas, feitas com derivados de plástico, como a pelúcia dos bichinhos de criança. Apenas algumas poucas peças, as bolsas, seriam feitas com peles de raposa. Essas peles viriam de criadores certificados pelos órgãos ambientais do país. Não haveria nenhuma pele de coelho. E nenhum animal seria proveniente de caça em ambiente selvagem. Todos seriam criados para o abate, exatamente como os bois e ovelhas que dão o couro para os produtos comuns da moda. “Respeitamos a opinião das pessoas”, diz Caroline Muzzi, assessora de comunicação da Arezzo. “Mas não queremos entrar em uma campanha que não é nossa.” Segundo ela, mais de 80% dos produtos da empresa são feitas com couro bovino ou ovino.

Arezzo, nos conforta muito saber que a criação em cativeiro da raposa européia no Brasil não tem influência no status de conservação da espécie(...)
Não é bem isso o que importa nesse caso.
O sofrimento, a tortura desses animais indefesos e sem voz é o que está em jogo.


Fonte (decepcionante): Blog do Planeta

Um comentário:

  1. Minha opinião é bem simples: usar pele animal nos dias hoje é como regredir aos neandertais. A humanidade precisava da pele animal para sobreviver, não para exibir seu poderio financeiro. O fato dos animais mortos para a criação da coleção terem sido criados em cativeiro não ameniza a situação: os animais que criamos em cativeiro é para nosso alimento - já que não nos adaptamos herbívoros -, ou seja, sobrevivência, e não para demonstrar elegância na morte de indefesos - afinal, os humanos vão com armas de mira e precisão, e de diversos calibres... e os animais com garras, presas, e se der sorte, alguns conseguem injetar veneno nos infelizes caçadores.
    É uma das empresas mais repugnantes do mundo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...