sexta-feira, dezembro 30, 2011

Feliz Ano Novo pra nós!

0 comentários
Vida contínua, lembranças passadas
Novos dias, noites estreladas
Ano novo que se inicia
Futuro que se faz presente
trazendo novidades, alegrias,
certezas e incertezas
Cada minuto é um presente
Estar junto é um privilégio
Sonhar é uma satisfação
Realizar é uma vitória.

ANO NOVO,
VIDA EM DEMASIA,
PAZ, SAÚDE, ALEGRIA...
AMOR, AMOR, AMOR!

SEMEIA LHE DESEJA TUDO
E MAIS UM POUCO.
ESTAMOS JUNTOS,
NÃO DESISTA....

sexta-feira, dezembro 23, 2011

Floresta é vida!

0 comentários

Floresta é vida! artigo de Cândido Grzybowski

No debate sobre o novo Código Florestal, os dilemas sobre que Brasil precisa e o que estamos dispostos a construir como nação numa perspectiva de sustentabilidade e justiça social com democracia ficam num segundo plano. O debate está restrito aos limites dados pelo agronegócio, entre o que seus promotores acham aceitável para continuar se expandindo e o que a sociedade é capaz de suportar, sem nada mudar no rumo já traçado. Na verdade, como questão pública e política, a mudança legal do Código Florestal é determinada por uma velha agenda desenvolvimentista, hegemonizada pelos grandes interesses e forças econômicas envolvidas na cadeia agroindustrial, um dos pilares do Brasil potência emergente. Tudo que se fará não será no sentido de mudança de rumo, mas de flexibilização de regras e condutas para continuar destruindo.
Por quê? Por que a destruição ambiental não se impõe como questão nesse debate? Por que é tão difícil discutir nossa responsabilidade no uso do imenso patrimônio natural que herdamos como país? Afinal, a biodiversidade – e floresta é um grande celeiro de biodiversidade – é um dos bens comuns mais centrais para a existência da vida, da humanidade. O sistemas naturais de reprodução de todas as formas de vida no planeta Terra passam pela biodiversidade das florestas. O ciclo da água, este bem comum sem o qual nenhuma vida existe, depende das florestas. Floresta é vida!
Estamos contaminados por um ideal de desenvolvimento industrial produtivista voltado à acumulação, ao lucro, não à produção de bem-estar e felicidade. Tudo é feito para crescer, crescer sempre e sem limites, quanto mais rápido melhor. Crescem os negócios, gera-se riqueza que destrói e exclui, o luxo e o lixo. Quanto mais crescemos, mais destruímos, criamos mais lixo do que bens. Socialmente, a lógica desse sistema não é satisfazer necessidades humanas, mas criar um tipo de riqueza ditada pela acumulação, causa da pobreza ao mesmo tempo. Claro, de forma desigual acumulamos, mesmo que, na rabeira, todos estejamos contaminados pelo ideal de acessar mais bens. Não nos interrogamos do sentido de tais bens materiais, que são feitos para ter vida curta e precisam ser substituídos logo mais, tudo para que a produção e as vendas continuem a crescer e os capitais investidos continuem acumulando. No final da linha, muita destruição e injustiça social.
No centro de tudo, a relação desta economia com os sistemas naturais. Para viver, é evidente que precisamos extrair da natureza os meios que nos mantêm vivos. Mas como o fazemos? Podemos simplesmente extrair sem limites, sem preocupação com a integridade dos sistemas naturais, nosso bem comum maior, com o qual interagimos? Existe sustentabilidade da vida humana sem sustentabilidade dos sistemas naturais?
O modelo industrial produtivista, que está no centro do agronegócio, não se move pela sustentabilidade da vida, de toda vida, destas e de futuras gerações. O critério é acumulação, não a vida, não a preservação dos bens comuns da vida. Seu motor é a conquista e a dominação, herança deixada pela colonização. Hoje continuamos a empreitada da colonização, conquistando terras, subjugando e expulsando os que vivem nelas, destruindo as suas florestas. Enquanto houver terras para conquistar, o colonialismo interno vai nos empurrar no caminho da destruição de matas e rios, não respeitando outros modos de organização e vida. Nesse modelo de colonização das florestas, não importa que para plantar 1 mil hectares de soja seja preciso destruir uma floresta de 1 mil hectares, mesmo que para a soja sejam necessárias toneladas de agrotóxicos para protegê-la da biodiversidade teimosa do lugar, vista como “ervas daninhas”.
É nesse quadro que o debate do Código Florestal deveria ser feito. Além disso, deveríamos levar em conta que decisões sobre o uso de florestas do Brasil afetam o equilíbrio ambiental do planeta inteiro e comprometem a vida das futuras gerações, a começar pelos nossos netos e seus filhos. No entanto, estamos vendo o imediato, o tamanho de nossa agricultura, suas exportações e as divisas que geram ao país. Decididamente, estamos comprometendo o nosso futuro e o da planeta junto.
Falta-nos muita grandeza nesse debate. Não pensamos que o caminho para o futuro passa por recriar bases de sustentabilidade da vida. Nesse sentido, preservar e recuperar as nossas florestas é uma condição indispensável. Mas parece que não optamos pelas florestas e pela vida. Optamos pelo caminho mais curto de crescimento, que tem como pressuposto o velho modelo primário exportador, que nos torna dependentes de potências industriais e nos faz ser um grande destruidor ambiental. Não é esse o Brasil emergente de que o mundo precisa e que quem luta por democracia e justiça social quer. O drama é que nossa política – e com ela, nossos sonhos e desejos coletivos – está aprisionada pelo corporativismo do agronegócio. O velho latifúndio comanda o Congresso Nacional, a casa que deveria representar o Brasil em sua diversidade e complexidade. Só mais democracia pode nos levar a superar esse dilema.
Cândido Grzybowski, Sociólogo, diretor do Ibase
Artigo socializado pelo site Educação Pública / Fundação Cecierj e indicado por Valdir Lamim-Guedes.
EcoDebate, 22/12/2011
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, 

quinta-feira, dezembro 22, 2011

Campanha Leve Sua Caneca continua bem

0 comentários
A campanha Leve Sua Caneca, iniciada na Secretaria de Esportes e Lazer de Jahu continua em andamento e com resultados muito positivos.
De uma semana para outra, depois de esclarecido o objetivo da campanha, foi entregue uma caneca retornável para cada funcionário, doada pela Semeia, e aí se constatou  a grande diminuição dos copos plásticos descartáveis, ficando pela metade.
A campanha ainda segue e com certeza será muito boa.

Palestra na Mirin

0 comentários
Com o fim das sacolinhas plásticas nos supermercados os consumidores terão que se adaptar à novas opções de acondicionamento dos produtos, podendo ser sacolas retornáveis, caixas e outros. Desta forma, também os empacotadores nos referidos estabelecimentos precisam se adaptar as mudanças e entender todo o processo.
Para esclarecer bem sobre o assunto, estagiários e técnicos da SEMEIA realizaram diversas palestras informativas e explicativas  na sede da Polícia Mirim de Jaú até atingir todos os adolescentes que compõem o quadro da entidade. O resultado da atividade foi muito bom, podendo já ser percebido pelos consumidores quando ao final de suas compras.




terça-feira, dezembro 20, 2011

8 dicas para um Natal mais sustentável

0 comentários


8 dicas para um Natal mais sustentável


O site planeta em perigo publicou algumas dicas para deixar o Natal mais sustentável!!
Para muitos, Natal é uma época de esbanjar: ceia farta e presentes para todos. Que tal repensar um pouco o modelo e ter alguns cuidados para evitar o desperdício? Veja as oito dicas a seguir:
1. Cuide com excessos na ceia
Calcule a quantidade de alimentos feitos para a ceia de Natal e evite o desperdício. Distribua o que sobrar para os convidados da festa ou congele para comer em outra ocasião. Opte por alimentos orgânicos sempre que possível. O site Love food,Hate Waste pode ajudar no cálculo da quantidade de alimentos.
2. Reutilize os papéis de presente
Reutilize papéis de presente que você já tem em casa e guarde os que ganhar nesse Natal para reutilizar. Outra ideia para economizar nos pacotes é embalar os presentes apenas com um laço ou um pequeno enfeite, sem gastar papel para isso. Além disso, opte por presentes de natal mais sustentáveis.
3. Desligue o pisca-pisca
Enfeitou a árvore e a casa com luzes pisca-pisca? Não as deixe ligadas por muito tempo, principalmente quando ninguém estiver no cômodo em que elas estão. Deixe-as ligadas somente nos momentos especiais e economize energia!
4. Não utilize louças descartáveis
Opte por pratos, copos e talheres não descartáveis, evitando o desperdício de plástico. Assim, a mesa da Ceia fica também mais bonita.
5. Incentive o desenvolvimento local
Já deve ter acontecido com você: abrir uma embalagem de papelão, encontrar outra de plástico, outra de papel e só então o produto realmente comprado. O excesso de embalagens é frequente principalmente em alimentos, e nessa época pode ser visto principalmente em panetones e bolachas. Que tal procurar alimentos menos industrializados? Panificadoras e cozinheiros locais podem ter opções de alimentos com menos conservantes e embalagens.
6. Reutilize a decoração
Opte por objetos de decoração reaproveitáveis e os armazene com cuidado para usar no ano seguinte. Outra ideia é decorar com vasos de plantas da estação.
7. Utilize velas para iluminar a festa
Que tal dar um charme ainda maior para a festa e economizar energia elétrica? Uma ideia é iluminar a ceia com velas. Se elas forem feitas à base de soja, mais sustentável ainda.
8. Troque os cartões de Natal por uma ligação
Ao invés de mandar cartões de Natal, que tal ligar para as pessoas ou falar com elas pessoalmente? Assim, evita-se o desperdício de papel e os recursos usados para o envio
Este post foi publicado emDatasSustentabilidade e tags . Bookmark opermalinkComentar ou deixar um trackback:Trackback URL.

terça-feira, dezembro 13, 2011

Entenda a Plataforma de Durban, o resultado a COP-17

0 comentários

A Plataforma de Durban é o nome do conjunto de acordos obtidos na 17ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-17), iniciada em 28 de novembro e prolongada até este domingo na cidade sul-africana de Durban. O documento determina uma segunda fase para o Protocolo de Kyoto, estabelece o mecanismo que deve reger o Fundo Verde para o Clima e traça um roteiro para um novo acordo global.
Protocolo de Kyoto
O primeiro período de compromissos do Protocolo de Kyoto, único instrumento legalmente vinculante até o momento para a redução de emissões de gases do efeito estufa, expira em 31 de dezembro de 2012. A cúpula obtém a aprovação de um segundo período deste tratado, que fixa obrigações de redução de emissões aos países desenvolvidos, exceto aos Estados Unidos, que se recusaram a aderir ao Protocolo.
Durban fixa para 2013 a data de início do segundo período de compromissos, evitando um vazio na luta contra a mudança climática, mas deixando para reuniões posteriores sua data de finalização - 2017 ou 2020. Canadá, Japão e Rússia, que já haviam antecipado sua intenção de não renovar Kyoto, ficam de fora do segundo período de compromissos.
O aumento de metas de redução de emissões que devem ser realizadas pelos países desenvolvidos será postergado para 21 de junho de 2012 e será avaliado na COP-18 do Catar.
Roteiro
A COP-17 conseguiu traçar um roteiro - proposto pela União Europeia (UE) - para a adoção de um novo acordo global vinculante de redução de emissões de gases do efeito estufa, aplicável a todos os países, ao contrário de Kyoto, que só inclui os Estados desenvolvidos. Após um pacto entre a Índia - reticente a assumir compromissos vinculantes - e a União Europeia, o documento final decide iniciar as negociações para adotar, em 2015, um "resultado com força legal" para todos os países.
A ambiguidade do termo transfere a cúpulas posteriores a verdadeira negociação, que consistirá em estabelecer exatamente o marco legal e as obrigações às quais se submeterão os países que o ratificarem. O novo acordo global deverá estar pronto antes de 2020, período em que finalizam os compromissos voluntários de cortes efetuados pelos Estados na cúpula da cidade mexicana de Cancún (COP-16) de 2010.
Fundo Verde para o Clima
O Fundo Verde para o Clima é um caixa financeiro de US$ 100 bilhões anuais disponíveis a partir de 2020, com dinheiro fornecido pelos países ricos para ajudar as economias em desenvolvimento a financiar ações para reduzir suas emissões de gases-estufa e combater as consequências da mudança climática.
A cúpula de Durban aprova os mecanismos de funcionamento do Fundo e sua capitalização. O comitê executivo do Fundo será formado por 24 membros, distribuídos em partes iguais entre países desenvolvidos e Estados em desenvolvimento. O Fundo será capitalizado através de contribuições diretas dos orçamentos dos Estados desenvolvidos e de outras "fontes alternativas de financiamento" (não especificadas), além de investimentos do setor privado.
Leia mais em:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/ultimasnoticias

terça-feira, dezembro 06, 2011

SACOLAS: DA PLÁSTICA À ECOLÓGICA - TEATRO SEMEIA

0 comentários

Teatro APAS

A Secretaria de Meio Ambiente está apoiando a campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, lançada pela Associação Paulista dos Supermercados – APAS, com o objetivo de erradicar as sacolas plásticas nos supermercados. Para contribuir com a campanha, os técnicos da SEMEIA iniciaram no dia 29 de novembro uma intervenção teatral que será realizada em 9 supermercados de Jahu interessados na ação, onde os consumidores são abordadas de forma descontraída e sensibilizados quanto a importância de utilizarem sacolas ecológicas ou retornáveis, para erradicar as sacolas plásticas, altamente poluentes para o meio ambiente.
 






quinta-feira, dezembro 01, 2011

Palestra na Milazzo Fiat

1 comentários
Técnicos da SEMEIA estiveram na Milazzo Fiat de Jaú, em 25 de novembro, ministrando palestra sobre o tema: Coleta Seletiva e Reciclagem.
A empresa já realiza trabalho de conscientização ambiental com seus funcionários e clientes, e para aprimorar ainda mais, buscou  parceria com nossa secretaria para orientar seus funcionários sobre a maneira correta de descarte de resíduos, e como funciona todo o ciclo de coleta seletiva e reciclagem.
A palestrante Lia Casaroto, juntamente com Luciana de Oliveira explicaram bem o assunto e tiraram dúvidas pendentes.




SEMEIA no Encontro dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos

0 comentários
A Secretaria de Meio Ambiente de Jahu participou do Encontro Temático: Os Planos Municipais de Saneamento e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que aconteceu no dia 08 de novembro em São Paulo, na Fundação Prefeito Faria Lima - CEPAM.
Os técnicos da secretaria voltaram bem informados sobre o assunto e buscando alternativas para dar andamento ao plano de nosso município.
Leia mais sobre o encontro no site do Cepam:
http://www.cepam.sp.gov.br/



Encontro do Programa Município Verde Azul em Jahu

0 comentários
Em 20 de outubro o município de Jahu sediou encontro regional de capacitação dos interlocutores do Programa Município Verde Azul.
O encontro aconteceu no Auditório da Faculdade de Tecnologia de Jahu - FATEC, durante o dia todo e contou com a participação de 44 municípios pertencentes à Bacia Tietê-Jacaré.
Muitas autoridades municipais compareceram para prestigiar o evento, que foi todo organizado pela Semeia, incluindo um  delicioso lanche que agradou a todos.
O resultado do encontro foi muito positivo, e o município de Jahu recebeu muitos elogios pela sua receptividade aos participantes convidados.


 


Plantio na avenida João Franceschi

0 comentários
No dia 21 de setembro, em que se comemora o dia da Árvore, a SEMEIA, em parceria com o SENAI - Jaú, realizou um mega plantio na avenida João Franceschi.
O Senai levou aproximadamente 40 alunos junto com professores que, orientados pelos técnicos da Semeia, realizaram os plantios em grande trecho da avenida.
A atividade teve como objetivo a valorização do meio ambiente  e os benefícios que a arborização urbana traz aos munícipes.

Mesmo com a manhã bem ensolarada, todos os participantes do evento gostaram muito da atividade, que foi vista com bons olhos por todos os jauenses.




Curso de Poda

0 comentários
Durante o mês de setembro, em comemoração ao dia da Árvore, a SEMEIA promoveu o curso de poda, destinado aos podadores jã cadastrados para renovação das carteirinhas, válidas por um ano, e também para os interessados em iniciar o cadastro.
O curso ocorreu durante 04 sábados, sendo dois com aulas teóricas e dois com aulas práticas.
Várias pessoas participaram do curso, inclusive muitos interessados em começar o ofício já com a carteirinha cadastrada na SEMEIA.




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...