terça-feira, setembro 21, 2010

SEMEIA e o Dia da Árvore

0 comentários
Neste 21 de setembro, a SEMEIA comemorou o dia da árvore e início da Primavera no centro da cidade, bem em meio à natureza. Na Praça da República, no final da tarde muitos secretários, funcionários de muitas secretarias, professores, alunos, pais de alunos e população que passava pelo local participaram de um grande evento que promoveu uma conscientização oportuna sobre o respeito às árvores e ao meio ambiente em geral. O ponto alto foi a participação de alunos das escolas municipais com diálogo, música, poema, capoeira e fanfarra dos especiais.




Na sequência houve uma caminhada até o Parque do Rio Jahu, com plantios de árvores e identificação de espécies. Na chegada ao parque, muitos alunos da rede municipal de ensino já esperavam para participar do evento. A secretaria da Cultura animou o evento com um boneco gigante que foi a atração da criançada. Enfim, foi tudo muito bonito, emocionante e com o intuito principal da preservação ambiental.





Palestra na Igreja São Judas Tadeu

0 comentários
A Pastoral da Saúde e catequistas do Crisma da Paróquia São Judas Tadeu convidou a SEMEIA para realizar palestra informativa sobre Coleta Seletiva e Reciclagem aos crismandos e comunidade paroquial. A palestra, realizada no dia 20 de setembro, dentro da própria Igreja contou com muitos ouvintes interessados em conhecer mais sobre o assunto, além dos mais de 150 crismandos. O pároco assistiu atentamente a palestra e ao final, sugeriu que a SEMEIA dê início a projetos de Educação Ambiental para seus paroquianos, o que já está sendo pensado com muito carinho. 



Oficina de recicláveis na capacitação dos professores municipais

0 comentários
O quarto encontro da capacitação em educação ambiental dos professores da rede municipal de ensino está sendo bem agitado! Após uma breve explanação sobre o projeto Camaleão, feita pela artista plástica Bete Parente, que também é funcionária do FUSS, é lançado o desafio aos professores para que, utilizando materiais recicláveis e resíduos de diversos produtos, em pouco tempo, soltem a imaginação e criem novos produtos. A criatividade corre solta e o resultado é muito surpreendente. Coisas lindas são criadas. E dessa forma se percebe que é mais fácil do que se pensa trabalhar com os alunos em sala de aula temas como reutilização de materiais e educação ambiental.





Exposição "Dias de Primavera"

0 comentários
Quem foi visitar a Exposição de orquídeas no Ginásio Flávio de Mello nos dias 17, 18 e 19 de setembro aproveitou para visitar a exposição realizada pela SEMEIA bem na entrada do ginásio. A exposição que teve como tema Dias de Primavera contou com a participação de muitas secretarias, órgãos do município e patrocinadores do evento. Além da exposição também ocorreu a doação de mudas de árvores, o que ultrapassou as expectativas, tanto que no sábado a noite já tinham sido doadas as 180 mudas levadas para a exposição. Aproveitamos o evento para realizar campanha sobre o uso de sacolas ecológicas no município, já que dentro em breve entrará em vigor a lei que proíbe o uso de sacolas plásticas. O número de visitantes foi enorme e nossa alegria foi imensa com tantos elogios ao evento promovido.






quarta-feira, setembro 15, 2010

Regulamento do concurso de fotografias completo

0 comentários
REGULAMENTO

1 - O concurso de fotografia está aberto a qualquer participante, com exceção de membros da comissão julgadora e de seus respectivos parentes em primeiro grau.

2 - Cada participante poderá inscrever no máximo 3 (três) fotografias.

3 - Serão aceitas para participação fotos coloridas ou em preto e branco.

4 - As fotos deverão ter tamanho mínimo de 18x24 cm e máximo de 30x40 cm, com exceção de fotos históricas.

5 - Os direitos autorais, assim como os de imagem de pessoas fotografadas são de total responsabilidade dos autores das fotos inscritas no concurso.

6 - A inscrição do candidato será através de um pseudônimo, sendo permitido apenas um pseudônimo por candidato. Será afastada qualquer possibilidade de identificação do candidato.

7 - A inscrição do candidato será feita mediante a entrega da ficha de inscrição devidamente preenchida, com envelope lacrado, contendo na parte externa o pseudônimo do candidato. Poderá ser entregue pessoalmente na Secretaria de Meio Ambiente ou pelo Correio (valendo a data do carimbo do CTT), dentro do prazo de inscrição.

8 - A inscrição da obra já determina sua doação à Prefeitura Municipal de Jahu e autorização para a utilização em publicações, sites, produções de vídeos, uso em materiais de ensino e pesquisa, protegendo-se o crédito de autoria.

9 - A premiação será realizada mediante júri composto por 3 membros, devidamente qualificados.

10 - A seleção determinará um conjunto de fotos para compor a exposição do concurso e indicar as premiações. Os autores de fotos selecionadas para a exposição receberão um certificado de participação e os vencedores de cada categoria os respectivos prêmios.

11 - Casos não previstos neste regulamento serão analisados e resolvidos pela comissão organizadora.

12 - As normas estabelecidas neste regulamento serão aceitas pelos autores dos trabalhos no ato da assinatura da ficha de inscrição.

CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

Serão analisadas para a seleção, assim como para a escolha dos vencedores, as fotografias que atingirem valores estéticos e a temática abordada pelo concurso.

CATEGORIAS DE INSCRIÇÃO

- Fotos que retratem a Arborização da cidade de Jahu.
- Fotos que retratem a beleza da Arborização.
- Fotos que retratem os benefícios da Arborização.
- Fotos que retratem a conservação da Arborização.

INSCRIÇÕES

Data: 13 de setembro a 08 de outubro de 2010.
Horário: 7h30 às 17h30
Local: Secretaria de Meio Ambiente
Rua Edgard Ferraz, 619 - Centro.

PREMIAÇÃO POR CATEGORIA

1º LUGAR: Uma máquina digital e um exemplar do livro “Jaú – Imagens de um Rio!”
2º LUGAR: Uma mochila e um exemplar do livro “Jaú – Imagens de um Rio!”
3º LUGAR: Um edredon e um exemplar do livro “Jaú – Imagens de um Rio!”

Regulamento e exemplares do livro “Jaú – Imagens de um Rio!” gentilmente cedidos pelo Instituto Pró - Terra.

Mais informações: 3621-6989

sexta-feira, setembro 10, 2010

CONCURSO DE FOTOGRAFIAS

1 comentários
 A Secretaria de Meio Ambiente elaborou a 1ª edição do Concurso de Fotografia “Fotografando e Conhecendo as Árvores”, em comemoração ao Dia da Árvore, em 21 de setembro de 2010.

CATEGORIAS DE INSCRIÇÃO
- Fotos que retratem a Arborização da cidade de Jahu.
- Fotos que retratem a beleza da Arborização.
- Fotos que retratem os benefícios da Arborização.
- Fotos que retratem a conservação da Arborização.

INSCRIÇÕES
Data: 13 de setembro a 08 de outubro de 2010.
Horário: 7h30 às 17h30
Local: Secretaria de Meio Ambiente
Rua Edgard Ferraz, 619 - Centro.

PREMIAÇÃO POR CATEGORIA
1⁰ LUGAR: Uma máquina digital e um exemplar do livro “Jaú – Imagens de um Rio!”
2⁰ LUGAR: Uma mochila e um exemplar do livro “Jaú – Imagens de um Rio!”
3⁰ LUGAR: Um edredon e um exemplar do livro “Jaú – Imagens de um Rio!”



BOA SORTE A TODOS!!

Arrecadação de óleo de cozinha nas escolas municipais

0 comentários
Juntamente com todas as atividades previstas para a comemoração do dia da árvore, a SEMEIA também está arrecadando óleo de cozinha usado nas escolas onde está passando com as atividades. Todo o óleo arrecadado será doado ao FUSS e outras instituições da cidade. Lembrando que cada litro de óleo usado que não é jogado no esgoto, estamos salvando um milhão de litros de água da contaminação. Colabore você também.

TEATRO SOBRE O DIA DA ÁRVORE

1 comentários
Os estagiários da SEMEIA, como forma de comemorar e conscientizar sobre o dia da árvore, elaboraram o roteiro de um teatro temático muito legal que está sendo apresentado nas escolas municipais durante o mês de setembro. O teatro está fazendo o maior sucesso, pois, além de ser educativo também é muito divertido.




SEMEIA e FATEC–JAHU - caracterização de resíduos urbanos

0 comentários
A SEMEIA em parceria com a FATEC–Jahu iniciaram o projeto de caracterização e quantificação dos resíduos urbanos . O projeto teve início com coleta de resíduos dos bairros Jardim América e Jardim Ameriquinha onde, através da separação correta dos resíduos dá para fazer uma amostragem da quantia e qualidade de resíduos que a população jauense produz. A partir dos dados coletados, várias alternativas poderão ser utilizadas para conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos, a desistimulação ao consumismo entre outras atividades de educação ambiental e consumo consciente.



Começaram os plantios do disk árvore

1 comentários
O disk árvore foi um sucesso! Em duas semanas de inscrições, foram mais de setenta pedidos de plantios. Os técnicos da Semeia já iniciaram os plantios e, de acordo com o programado, até final de setembro todas as árvores já estarão plantadas. Provavelmente daremos continuidade ao projeto disk árvore em breve. Aguarde!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...